Construìda para a exposiçao universal em comemoraçao do centenàrio da Revoluçao Francesa, a Torre Eiffel com a sua bandeira flutuante ao alto, foi inaugurada a 31 de março 1889.
Apesar das fortes protestaçoes e severas crìticas dos parisienses e intelectuais franceses durante a sua construçao, a estrutura metalìca é de hoje em dia o sìmbolo de Paris, atraìndo cada ano mais de 6 milhoes de visitantes.
Mestres das obras : Gustavo Eiffel foi assistido por engenheiros como Maurice Koechlin e Emile Nouguier assim como o arquitecto Stephen Sauvestre.
Os estudos sobre o projecto começaram em 1884. A sua construçao começou apesar de todos os obstàculos en 1887 e terminou 26 meses mais tarde em 1889. A origem foi previsto destruir a torre metàlica depois da exposiçao universal de 1900. Foram as experiencias de transmissao radiofònica efectuadas pela armada francesa antes da data fatìdica do projecto de demoliçao que salvaram finalmente a torre.
Materiais utilisados e peso : ferro forjado erigido sob a forma de cruzadilhos de 18.038 peças fixadas por 2.500.000 bordas de ferradura. A estrutura da obra-prima de Gustavo Eiffel é muito arejada e resiste ao vento. Sob a sua forma imponente e com a robusteza dos seus materiais, o seu peso é so de 7.300 toneladas.
Altura : do chao até ao pau de bandeira ela media 312,27 metros en 1889, e hoje é de 324 metros com suas antenas. De momento, diferentes canais de televisao francesa instalaram as suas antenas ao cimo da torre.
Propriedade das autoridades locais em Paris e explorada pela "Sociedade Nova de Exploraçao da Torre Eiffel", esta estrutura é mantida e renovada todos os 7 anos com 50 toneladas de tinta por obreiros dominando esportos de escalada acrobàtica.
Luminariàs : A "Dama de Metal" é iluminada por 352 projetores de 1000 watts e cintilam todas as meias horas a noite com 20.000 lampadas e 800 luzes de festa.
As cintilaçoes da Torre Eiffel foram inicialmente previstas para festejar a passagem ao ano 2000. Apesar do consumo excessivo de electricidade os parisienses nao puderam mais passar-se desse espanto . A sociedade exploradora desta torre metàlica teve que pensar novamente a manter as cintilaçoes da torre. Depois de mais de um ano de extinçao, a Torre Eiffel tornou a encontrar as suas cintilaçoes na altura de uma reuniao nocturna do 21 de junho 2003 pelas 23h20. Estas cintilaçoes sao ainda mais impressionantes que as anteriores. O sistema actual d'iluminaçao permitiu reduzir consideravelmente o seu consumo de energia electrica e, permite tambèm a Torre Eiffel de cintilar para mais dez anos. A "ceremònia" acolhendo o novo vestuàrio de luz se manifestou com uma grande emoçao. Este acontecimento foi celebrado por artistas de renome tanto nacionais como internacionais. O momento de cintilaçao foi acompanhado por sumptuosos fogos de artificìo. Este ùnico espetacùlo foi assistido por mais de 200.000 pessoas que ficaram pasmadas por tanta magia.
Para tornar a dar vida e elegancia a torre, 4 feixes equipados de lampadas xenon de 6000 watts giram em permanencia no cimo da torre.
Numero de degraus de escada : 1665 degraus de escada para os visitantes esportivos. Elevadores transparentes sobem até o segundo andar onde se encontram uma multidao de lojas de lembranças.